Coordenador : Gina Peres Lima dos Santos
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES NOVAS
Protocolo: 388508.2201.215139.05012023
Departamento/Setor: MIP
Área Temática : Saúde
Tipo: Projeto
Publico Alvo : O público-alvo da ação de extensão proposta são alunos, pais e responsáveis dos bebês, crianças e adolescentes matriculados em creches e escolas públicas e privadas em Niterói e no Rio de Janeiro, bem como os profissionais de educação infantil destas instituições. A participação será voluntária, por demanda espontânea, após a equipe do projeto divulgar as informações sobre a ação de informação sobre vacinação.
Local de atuação: O projeto de extensão será realizado em diversas creches e escolas públicas e privadas de Niterói e do Rio de Janeiro. De acordo com a demanda e interesse, outros bairros poderão também ser contemplados com a ação extensionista.
Objetivo
Objetivos Gerais: Colaborar com alunos, pais, responsáveis e profissionais de educação infantil para obtenção de conhecimento acerca de diversos aspectos sobre a vacinação, através da realização de palestras, rodas de conversas e apresentações interativas e da disponibilização de material informativo. Objetivos Específicos: 1- Pesquisa minuciosa sobre assuntos relativos a vacinação no Brasil, desde a técnica até notícias sobre cobertura vacinal atual; 2- Produção e impressão de material informativo sobre vacinas e a importância da vacinação; 3- Preparo do recurso audiovisual a ser utilizado nas apresentações, rodas de conversas e palestras; 4- Realização de atividades interativas diversas sobre temas, fatos e mitos relacionados à vacinação; 5- Elaboração e realização de dinâmicas para verificação da aquisição dos conhecimentos; e 6- Distribuição do material informativo ao público das atividades e fixação destes nos murais das instituições de ensino.
Resumo
A presente proposta de ação de extensão do presente projeto visa a realização de ações de informação sobre vacinação e divulgação de materiais informativos sobre vacinação em creches e escolas públicas e privadas de Niterói. O público-alvo destas ações de extensão são alunos, pais e responsáveis dos bebês, crianças e adolescentes matriculados em creches e escolas públicas e privadas em Niterói e no Rio de Janeiro, bem como os profissionais de educação infantil destas instituições. Serão produzidos materiais informativos sobre vacinas e vacinação, que serão entregues aos alunos, pais, responsáveis e profissionais de educação infantil interessados. Além disso, estes serão afixados nos murais das Instituições de Educação Infantil. Serão realizadas atividades interativas diversas como palestras e apresentações lúdicas sobre temas relacionados a vacinas e vacinação nestas Instituições. Nestas oportunidades, poderão ser esclarecidas dúvidas comuns e explicados, de forma clara e argumentada, todos os fundamentos acerca das vacinas e das estratégias de vacinação, bem como suas vantagens e desvantagens, tanto para os indivíduos quanto para a comunidade como um todo. Os materiais utilizados e a abordagem do tema dependem da idade do público de cada atividade, para melhor compreensão e sensibilização. Este projeto tem o potencial de colaborar, no âmbito das instituições participantes, para que aquelas crianças, os adolescentes e também os adultos envolvidos com eles (seus familiares e equipe escolar) não corram risco de não serem vacinados.